Anestesias

Anestesias: Ainda que hoje seja difícil de imaginar, antigamente os pacientes sentiam todas as dores resultantes de um procedimento cirúrgico. Dessa forma, cada vez mais os médicos tinham que pensar em encurtar o tempo das operações, o que podia comprometer a precisão do tratamento.

Foi no ano de 1844, portanto, que os dentistas norte-americanos Horace Wells e William Thomas Green Morton passaram a utilizar o óxido nitroso (gás hilariante) como anestésico, e Morton em outubro de 1846, o primeiro a utilizar publicamente o éter em uma cirurgia. 

anestesias

O que deve ser feito antes de utilizar anestesias para cirurgias? 

O tipo de anestesia dependerá da saúde, do tipo de cirurgia, do tempo da operação, das alergias do paciente e dos exames realizados. O médico orientará a fazer jejum antes da operação, com cerca de 8 horas para alimentos sólidos ou leite, e 8 horas para líquidos.    

Quais são os tipos de anestesia? 

Anestesia geral:  

A anestesia geral atua em todo o corpo do paciente, mantendo-o inconsciente, sem dor e imóvel, indicada para cirurgias do abdome, tórax, cabeça, pescoço essa classe de cirurgia, para que elas se mantenham imóveis, de modo a não prejudicar o médico durante a operação. A anestesia geral pode ser aplicada por via venosa, inalatória, ou ambas. 

Anestesia regional:  

Este tipo de anestesia é indicado em cirurgias menores, atuando somente no local desejado.  

As anestesias regionais estão subdivididas em:

Anestesia Raquidiana: Realizada nas costas, deixando o paciente completamente anestesiado nos membros inferiores e parte do abdômen.  

Anestesia Peridural: Também realizada nas costas, porém neste caso é possível realizar o bloqueio de apenas algumas raízes nervosas ou várias.  

*As diferenças entre a raquidiana e a peridural são as quantidades totais de anestésicos, o local onde cada um é aplicado e o tipo de agulha utilizada. 

Bloqueios de nervos periféricos: Nesta, o anestésico é usado apenas ao redor dos nervos presentes no local da cirurgia.  

Anestesia local: Nela ocorre a infiltração do anestésico em uma determinada área do corpo, sem que ocorra bloqueio de algum nervo específico.  

Quanto tempo dura uma anestesia? 

duracao da anestesiaA anestesia geral proporciona ao paciente uma insensibilidade com duração equivalente ao tempo da cirurgia, permitindo que o paciente acorde somente no final da operação.  

Já na anestesia regional, geralmente, é almejado um efeito residual, portanto, a parte do corpo submetida à cirurgia permanece anestesiada por um período variável do pós-operatório, deixando o paciente com ausência de dor por um período mais prolongado. 

Quais os riscos causados pelo uso das anestesias?

O maior risco da aplicação de anestesia, podendo inclusive levar a morte, é uma possível alergia aos componentes do anestésico.  



Deixe seu recado

® Todos os direitos reservados - Clínica Leger 2015.

Diretor técnico médico:
RJ Dra. Gina Matzenbacher CRM-RJ 854492/RQE 20820 
SP Dr. Roberto Chacur CRM-SP 124125/RQE 33433 
*As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e de nenhuma forma devem ser utilizados para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.

Desenvolvido por