Cirurgia plástica

Cirurgia plásticaAs cirurgias plásticas são divididas em dois tipos: cirurgia plástica reparadora e cirurgia plástica estética. Veja a seguir. 

Cirurgia plástica reparadora: Objetiva corrigir os mais variados tipos de lesões, como por exemplo, tumores ou câncer de pele, reconstrução mamária após a cirurgia de um câncer de mama, reparação de defeitos congênitos ou adquiridos, como sequelas causadas por acidentes, fratura de ossos da face, queimaduras graves, e na correção de malformações da face, como o lábio leporino. 

Cirurgia plástica estética: A cirurgia plástica estética é aquela realizada com o objetivo de melhorar a aparência de alguma região do corpo com que o paciente não está satisfeito, o que pode melhorar a autoestima e, inclusive, evitar constrangimentos. Alguns exemplos são as cirurgias para aumento ou diminuição da mama, correção do nariz, aumento de glúteos etc. 

Conheça os tipos de cirurgia plástica

reducao de mamasMamoplastia redutora: Muitas mulheres que por apresentarem seios muito grandes, flácidos e, consequentemente, caídos, acabam sentindo desconforto, dor no local e nas costas, devido ao peso das mamas. Nesses casos, é indicado realizar a mamoplastia redutora, operação em que o cirurgião plástico, após aplicar a anestesia, retira a pele excedente com uma incisão, assim como parte do tecido mamário, quando necessário. Após a retirada, a glândula é reposicionada de modo a ficar mais levantada e se inicia a reconstrução dos tecidos. Esse procedimento dura de duas (2) a três (3) horas. 

mamoplastia plastica de mamasMamoplastia de aumento: Com o intuito de dar volume e/ou levantar os seios, a prótese de mama pode ser colocada através de três incisões diferentes: periareolar-envolta da aréola, submamária- no sulco da mama ou axilar- através da axila.

A localização da prótese também pode ser em espaços diferentes, como por baixo da glândula ou abaixo do músculo. Após a anestesia, é feito um corte no plano em que a prótese será colocada, formando um espaço vazio sob o músculo ou glândula mamária. Após a colocação das próteses, são feitos os pontos e é depositado um dreno que deverá ser retirado após alguns dias, para que as secreções que tendem a aparecer não fiquem juntas da prótese. Essa cirurgia dura de 30 a 90 minutos. 

cirurgia de abdomenAbdominoplastia: A perda de peso, flacidez decorrente da gestação, entre outros motivos, deixa a pele da barriga flácida, fazendo com que se busque cirurgia plástica. Esta tem como objetivo a correção funcional e estética da parede abdominal, e remove além da flacidez, a gordura localizada. No procedimento de abdominoplastia, após a anestesia é realizada uma incisão no abdômen e um descolamento amplo em toda a parede anterior e lateral do mesmo.  

As alterações necessárias são realizadas e, então, é feito o fechamento da parede e a recolocação da cicatriz umbilical, para a posição normal. A duração fica entre duas (2) e três (3) horas.

lipoaspiracao clinica legerLipoaspiração: é indicada para pessoas que querem remodelar alguma parte do corpo, geralmente glúteos, abdômen, flancos e coxas, de modo a reduzir o volume de gordura nessas áreas localizadas. Depois da anestesia, são feitos pequenos furos para que a cânula (aparelho utilizado) possa ser introduzida no corpo. Esta cânula estará ligada a um lipoaspirador, que exerce uma pressão negativa para sugar a gordura, indo diretamente para um frasco coletor.  

O procedimento pode durar de três (3) a seis (6) horas, podendo retirar até 7% do peso do paciente, caso a lipoaspiração for úmida e, no máximo, 5% se for seca. 

lipoesculturaLipoescultura: Na lipoescultura se utiliza parte da gordura aspirada pelo processo da lipoaspiração para aplicar em áreas que se almeja maior volume, como glúteos, coxas e sulcos da face. A gordura reinjetada sofre um processo de absorção de aproximadamente 30%, sendo necessária uma correção (em 30% dos casos), para que o resultado final seja adequado.

Nesta circunstância, também será necessário aguardar até um (1) ano para que ocorra a integração e acomodação do tecido transplantado em sua nova posição. A duração do procedimento é de duas (2) a três (3) horas.  

blefaroplastiaBlefaroplastia (cirurgia plástica das pálpebras): Indicada para quem deseja retirar a pele flácida ao redor dos olhos, seja na parte superior ou inferior. A blefaroplastia é feita com anestesia local e, na maioria das vezes são feitas incisões no sulco da pálpebra superior e na linha logo abaixo dos cílios, retirando a pele e os músculos excedentes. A duração é de aproximadamente duas (2) horas. 

Rinoplastia (plástica no nariz): Realizada para corrigir deformidades no nariz onde, após a anestesia, a pele será descolada das cartilagens e do osso, para que o cirurgião possa fazer os procedimentos necessários para cada nariz. Ao final do processo, é fixada uma tala para manter a nova forma e tampões internos. Posteriormente, a pele se adaptará à nova estrutura. A duração varia entre duas (2) e seis (6) horas. 

Gluteoplastia: Indicada para pacientes com os glúteos pequenos ou que sofreram diminuição após emagrecimento. Existem vários tipos de próteses, podendo variar de perfil (forma) e de envoltório (texturizado ou liso).  A técnica é realizada por meio da incisão no sulco das nádegas e do deslocamento feito dentro do músculo glúteo maior. Em seguida é realizada a colocação da prótese para criar um aumento de volume. Essa prótese é diferente da usada na mama, pois é fabricada para aguentar maior pressão quando o paciente senta. A duração é em torno de duas (2) horas. 

Mentoplastia cirurgia (cirurgia plástica no queixo): Realizada para trabalhar as deformidades no mento (queixo). A incisão é realizada por dentro da boca e, posteriormente, é feito um corte sobre o osso da maxila, movimentando-o para frente ou para baixo. Neste momento, leva-se em consideração o encaixe dos dentes, de modo que após a maxila ser posicionada, é estabelecida uma oclusão dentária ideal e o osso que foi fraturado é fixado novamente. Essa fixação pode ser feita por meio de fio de aço ou de miniparafusos. A finalidade é fixar o osso que foi fraturado na sua nova posição para que exista a consolidação óssea. É feita em cerca de 2 horas. 

Otoplastia (cirurgia plástica nas orelhas): Realizada para aperfeiçoar as rotuladas “orelhas de abano”, o procedimento ocorre da seguinte forma: uma dobra mais pronunciada da cartilagem é remodelada, uma elipse de pele atrás da orelha é removida e, então, as orelhas são colocadas mais próximas da cabeça. A cirurgia dura cerca de 2 horas.

Dermolipectomia braquial (cirurgia plástica nos braços): Realizada por quem tem flacidez e/ou gordura localizada. Resume-se à sedação e retirada do excesso de pele da parte medial e posterior do braço. O procedimento dura em torno de 2 horas.  

Dermolipectomia das coxas ou lifting de coxas: Cirurgia plástica que visa retirar o excesso de pele da região,buscando um contorno da coxa mais natural e tratando a flacidez. O procedimento consiste na retirada de gordura e pele em excesso desta região e a posterior incisão nas coxas, feita próxima à virilha. O descolamento do retalho dermogorduroso é realizado apenas na extensão de pele e gordura a serem removidos. O excesso de pele é ressecado, as incisões cirúrgicas são suturadas e drenos poderão ser colocados, se necessário. A duração é entre 2 e 3 horas.  

Ritidoplastia ou lifting facial: Cirurgia plástica para o rejuvenescimento da fazer, indicada para o rejuvenescimento da face e realizada da seguinte forma: durante 2 ou 3 horas é realizado o procedimento que começa com a anestesia seguida de incisões no contorno da orelha. Após, o cirurgião retira o excesso de gordura e de pele, trata a camada muscular e insere os pontos internos.  

Ninfoplastia (cirurgia plástica vaginal): Cirurgia realizada para diminuir o tamanho dos pequenos lábios vaginais em mulheres que apresentam hipertrofia (aumento dos lábios vaginais). O procedimento é feito com incisões verticais finas nos lados de cada lábio vaginal, retirando o excesso de tecido. Depois o cirurgião faz o fechamento das bordas da ferida com pontos absorvíveis. Esta cirurgia plástica tem duração média de 40 minutos. 

Resignação sexual (mudança de sexo): Intervenções cirúrgicas que alteram a estrutura sexual do indivíduo, gerando características do sexo oposto. Na vaginoplastia o homem terá seu pênis e testículos retirados e, em seguida, é feita uma plástica para a modelagem da pele para o formato de uma vagina. Os tecidos nervosos do pênis são reposicionados e a glande se torna uma espécie de clitóris.  

as mulheres que querem se tornar homens é feito o aumento do clitóris por meio de hormônios masculinos, e os testículos são formados por próteses envolvidas pelos grandes lábios. Após esse procedimento é realizada a mastectomia (retirada dos seios) e a histerectomia (retirada do útero).  

Reconstrução de mama pós-mastectomia: A mastectomia (retirada total da mama) é realizada em mulheres com câncer, sendo recomendada que a reconstrução da mama seja realizada logo após sua retirada. Isso porque a perda de uma mama pode afetar muito a autoestima da mulher, obrigada a retirar uma parte de seu corpo. A reconstrução pode ser feita de duas maneiras, com a prótese de silicone ou utilizando tecidos próprios. Isso evita o receio da mulher as fazer a cirurgia plástica de retirada da mama, além de evitar uma série de incômodos. 

labio leporino reparacaoCirurgia plástica para portadores de lábio leporino: Pessoas com lábio leporino apresentam uma abertura na região do lábio, gerada pelo não fechamento dessas estruturas, que ocorre entre a quarta e a décima semana de gestação. Os motivos para isso podem ser diversos. A partir da 14ª semana de gestação é possível detectar essa anomalia, facilitando para que a cirurgia possa ser realizada 24h à 72h depois do nascimento da criança. Nela vai haver a reconstrução do lábio superior e reposicionamento do nariz, já que quase sempre existe um desabamento da asa do nariz, por falta de apoio do músculo que está solto daquele lado. Essa cirurgia não é somente para fins estéticos, pois ela evita também a má nutrição, distúrbios respiratórios, problemas de fala e audição, infecções crônicas, alterações na dentição e baixa autoestima.  

Cirurgia plástica de reconstrução da face: Indicada para casos de acidentes, defeitos congênitos como hipertelorismo, doença de Crouzon e síndrome de Apert, lesões na cabeça, face ou mandíbula, tumores, deformidades e queimaduras. Para isso, foi formulada uma cirurgia plástica capaz de reconstruir deformações da cabeça e da face, tudo depende das condições e pretensões do paciente. Muitas vezes o cirurgião plástico age juntamente com um neurocirurgião, pois a correção cirúrgica abrange o crânio, cérebro, nervos, olhos, ossos e pele do rosto.

Cirurgia plástica para retirar tumores da pele: Os tumores são causados pelo câncer de pele e podem ser tratados com a sua retirada por meio da cirurgia plástica. Durante a cirurgia, o médico remove o tumor e o tecido saudável ao redor, para garantir que não fiquem células residuais do tumor. A quantidade de tecido normal removida depende da profundidade do mesmo, se estiver muito profundo serão removidos também os gânglios linfáticos próximos ao tumor. Normalmente, a remoção cirúrgica completa do melanoma exige a retirada de 1 à 2 cm do tecido normal, ao redor do tumor. Dependendo do local da cirurgia plástica, um enxerto de pele pode ser necessário.

Veja mais sobre cirurgia plástica.



Deixe seu recado

Entre em Contato

SP (11) 4063-3338
RJ (21) 4063-8333
RS (51) 4063-8333
PE (81) 3552-5618

Newsletter


Redes Sociais


® Todos os direitos reservados - Clínica Leger 2014. RESPONSÁVEL TÉCNICO: Dr. Roberto Chacur CRM-SP 124125. As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e de nenhuma forma devem ser utilizados para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.

Desenvolvido por