Microcanulas

O que são as microcânulas e por que foram escolhidas?

As microcânulas são um tipo de agulha mais longa, sem ponta e que possui 40 x 0,8mm. A abertura por onde o produto é liberado fica logo acima da do seu final e não permite que ela “rasgue” os tecidos nem rompa os vasos, sendo, portanto, atraumática. Sem o risco de tais lesões, a microcânula libera o produto no caminho de volta do seu percurso, de modo ao ser removida a região tratada fique devidamente preenchida. 

A característica da microcânula pode evitar acidentes intravasculares, dar mais segurança à aplicação, preservar tecidos nobres e colaborar nos resultados de um preenchimento. Tem boa aceitação pelos pacientes e mostra redução de efeitos adversos.

É comum que alguns pacientes apresentem certo receio com a utilização de agulhas por causa da dor e das marcas (esquimoses decorrentes da infiltração de sangue na malha dos tecidos) que podem aparecer após seu uso. Além disso, o uso da tradicional agulha curta atrapalha a abordagem dos preenchimentos em  regiões profundas. 

Uso de microcânulas na bioplastia: 

A utilização da microcânula na bioplastia é realizada através de micropunções sob a pele e junto às estruturas do corpo, sem qualquer corte e suturas. São realizados minúsculos furos, menores que 0,5 mm, por onde serão transportadas as microesferas de polimetilmetacrilato (PMMA) para o local desejado. Todo o procedimento é realizado sob anestesia local.

Microcânulas na lipoaspiração tumescente:

A lipoaspiração tumescente remove a mesma quantidade de gordura que uma lipoaspiração tradicional, mas sem apresentar os riscos da anestesia geral e com menor tempo de recuperação. Os pacientes ficam acordados durante todo o procedimento e podem retornar às atividades após aproximadamente dois dias. 

No caso da lipoaspiração tradicional são utilizas cânulas de aspiração (tubos ocos de aço inoxidável) com diâmetro relativamente grande, por isso, removem a gordura mais rapidamente. No entanto, apresentam maiores chances de formação de irregularidades e depressões na pele.

As microcânulas possuem diâmetro menor, permitindo maior controle e precisão na remoção de gordura, que é realizada de maneira muito mais suave e uniforme, resultando em mínimo sangramento e inchaço. 

 


Deixe seu recado

® Todos os direitos reservados - Clínica Leger 2015.

Diretor técnico médico:
RJ Dra. Gina Matzenbacher CRM-RJ 854492/RQE 20820 
SP Dr. Roberto Chacur CRM-SP 124125/RQE 33433 
*As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e de nenhuma forma devem ser utilizados para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.

Desenvolvido por