Rejuvenescimento da pele

Rejuvenescimento facial: O rejuvenescimento facial é o ato de prevenir ou tratar o envelhecimento facial, um fenômeno caracterizado pela perda da elasticidade da pele, pela queda dos tecidos, pele, músculos, gordura, pelo crescimento das cartilagens e pela absorção óssea.

Como é realizado o rejuvenescimento facial?

Uma avaliação clínica e laboratorial pré-operatória é fundamental para estabelecer as condições do paciente para  submeter-se ao procedimento anestésico e cirúrgico. Existem tratamentos com procedimentos menos invasivos, como as inclusões de substâncias nas marcas da pele (rugas de expressão ou cicatrizes), a paralisação temporária e seletiva de grupos musculares, utilizando-se a toxina botulínica, e os peelings com ácidos ou com laser.

O tratamento cirúrgico inclui o chamado lifting cérvico-facial, que significa o içamento da pele, tecidos subcutâneos, dos músculos da face e do pescoço. O reposicionamento da sobrancelha e dos músculos da região frontal e da maçã do rosto, por meio da cirurgia videoendoscópica; a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras); a lipoaspiração da região do submento (abaixo do queixo); o aumento de volume e reposicionamento dos lábios; a utilização de enxertos ósseos ou inclusões de substitutos ósseos, em áreas onde o esqueleto apresenta sinais de absorção; a rinoplastia (correção do nariz), entre outros.

A anestesia pode ser local ou geral. A escolha do método de anestesia levará em consideração o tamanho da cirurgia, as condições clínicas e psicológicas do paciente. Apesar de poder ser realizada em caráter ambulatorial (alta hospitalar logo após a recuperação da anestesia) é mais seguro e cômodo para o paciente permanecer a primeira noite no hospital (24 horas de internação).

Os cuidados pós-operatórios também variam segundo a magnitude dos procedimentos efetuados. Sempre haverá um inchaço, maior nos primeiros dois (2) dias que vai diminuir gradativamente. Em geral, entre dez (10) e 15 dias é o tempo suficiente para o paciente retornar às suas atividades sociais e laborais.

É importante ressaltar que as alterações de cicatrização e acomodação dos tecidos em seu novo local, seguem por mais algum tempo. Pelo menos três (3) meses são necessários para se observar o resultado final do tratamento.

Etapas finais do rejuvenescimento facial:

Após a etapa de reconstrução da mama, seguem-se as etapas de refinamento que consistem na simetrização das mamas e na reconstrução do complexo aréolo mamilar.

Como ocorre o processo de envelhecimento cutâneo?

A ação da força da gravidade é um dos importantes fatores que causam envelhecimento, por exemplo, na queda das bochechas, no queixo duplo, no aspecto triste que a sobrancelha caída aparenta.

Outro fenômeno que tem papel importante na gênese do envelhecimento é a radiação solar. A exposição excessiva, tão caracteristicamente desenfreada na nossa sociedade, é causa de dano intenso nas células da pele, fazendo com que apareçam rugas, manchas e outras marcas de envelhecimento.

Fatores genéticos ou características familiares e raciais têm, também, seu papel no aparecimento mais ou menos precoce dos sinais de envelhecimento.

Outro dado importante é o crescimento das cartilagens como, por exemplo, no nariz. Com o consequente aumento da projeção e a queda da ponta, ganho e perda de peso, na tradicional gangorra, contribui para a aceleração do processo.

As pessoas que utilizam muito a expressão facial ao falar também tendem a apressar o aparecimento das rugas. Importante lembrar que o fumo é um fator acelerador do envelhecimento facial.

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico das deformidades é feito pelo médico a partir de queixas específicas do paciente. Nestes casos, somente o exame clínico é suficiente para se chegar a uma conclusão.

Como deve ser a prevenção?

As medidas de prevenção incluem os cuidados com a textura da pele, evitar ganho e perda excessiva de peso, limitar a exposição solar, inclusive utilizando filtros bloqueadores solares e não fumar. 

A simetrização:

Esta nova cirurgia busca melhorar ainda mais o contorno da mama reconstruída e torná-la mais parecida com a mama contra lateral. Geralmente, são procedimentos que exigem uma breve estada no hospital e de repouso pós-operatório, podendo retornar as atividades normais em duas (2) ou três (3) semanas.

 



Deixe seu recado

Entre em Contato

SP (11) 4063-3338
RJ (21) 4063-8333
RS (51) 4063-8333
PE (81) 3552-5618

Newsletter


Redes Sociais


® Todos os direitos reservados - Clínica Leger 2014. RESPONSÁVEL TÉCNICO: Dr. Roberto Chacur CRM-SP 124125. As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e de nenhuma forma devem ser utilizados para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.

Desenvolvido por